Como fazer um passeio de lancha em Caraguatatuba? Vejas todas essas dicas!

Dentre as cidades do Litoral Norte de São Paulo, Caraguatatuba é um grande destaque no turismo náutico. Por isso, quem deseja realizar passeios de lancha pela região conta com grande infraestrutura e diversos serviços que são oferecidos por marinas na cidade. 

Mas não é apenas a infraestrutura que torna o passeio de lancha uma grande aventura na região. Caraguatatuba é uma cidade cercada por belezas naturais, há ilhas lindas e muito conhecidas como a Ilha do Tamanduá, e praias que parecem cenários de filmes tropicais. 

Já sabemos que vale muito a pena fazer um passeio pelas águas de Caraguatatuba. Por isso, trouxemos algumas dicas essenciais para você que planeja realizar esse passeio. Confira a seguir todas essas dicas!

1. Planeje o roteiro do seu passeio de lancha

Para realizar um passeio de sucesso é muito importante planejar o roteiro desse grande dia. O roteiro deve começar pelo local de embarque, seja com uma lancha própria ou alugada. Algo bem interessante sobre essa cidade é que você não terá dificuldade em encontrar uma marina em Caraguatatuba. Lá há inúmeras opções de marinas que oferecem passeios pelo Rio Juqueriquerê, pelas Ilhas e praias da cidade. 

Em todo caso, detalhe o ponto de partida do seu passeio e acrescente todas as paradas que fará ao longo do trajeto. Caso você tenha dificuldade em planejar um roteiro, procure por uma marina de Caraguatatuba para conseguir um roteiro pronto de passeio pelas principais atrações pela cidade que você pode visitar em uma navegação. 

Veja a seguir alguns lugares que são paradas obrigatórias em um passeio de lancha por Caraguatatuba:

  • Ilha do Tamanduá
  • Ilha do Cocanha
  • Rio Juqueriquerê
  • Praia da Mococa
  • Praia de Martin de Sá
  • Praia da Ponta Aguda
  • Praia do Capricórnio
  • Praia Pedra da Freira
  • Lagoa Azul

2. Confira a previsão do tempo para o grande dia

Não tem nada mais desanimador do que sair para um passeio de lancha em um dia chuvoso, em que o sol quase não aparece e tudo parece meio “down”. Por isso, para não correr o risco de planejar um passeio em um dia que terá tudo para cair uma tempestade, confira a previsão do tempo.

Se você é piloto, sabe muito bem que sair sem conferir a previsão do tempo é um grande erro que pode ainda resultar no comprometimento da segurança da sua navegação. 

Outra dica importante, agora sobre particularidades de Caraguatatuba, é conhecer a hora da maré. Isso porque as principais marinas em Caraguatatuba SP ficam no Rio Juqueriquerê e dependendo da época do ano e também das condições climáticas do dia, o rio pode baixar e impossibilitar a passagem de embarcações.

Por isso, recomendamos que procure uma marina em Caraguatatuba, como a Marina Imperial Caraguatatuba. Lá você poderá consultar a tábua de maré da região para não correr esse risco. 

3. Leve tudo que você precisará para esse passeio

Se você pensou nos petiscos, salgadinhos, snacks, bebidas, água e lanches, saiba que é preciso levar mais do que isso em um passeio de lancha. É importante considerar que, quanto mais demorado é o passeio, mais comida você deve levar.

Além da comida, coloque na mochila roupas de banho, roupas secas, toalha, acessórios como boné e óculos de sol, protetor solar, entre outros itens que você poderá utilizar em seu passeio. 

Lembrando que você pode inserir paradas em seu roteiro para almoçar em restaurantes de Caraguatatuba. Partindo da Marina Imperial, por exemplo, você já pode almoçar no Imperial Bar & Restaurante, que é um restaurante com vista para o Rio Juqueriquerê. Ao longo das praias que você poderá visitar em seu passeio há ainda diversos quiosques, lanchonetes e restaurantes para matar a fome durante o passeio.

4. Navegue seguindo as orientações de segurança

Caso você tenha uma embarcação e deseja realizar o passeio por conta própria, é muito importante seguir todas as orientações de uma navegação segura. O que inclui verificar o equipamento de salvatagem, utilizar cartas náuticas, informar a marina do seu passeio e o horário previsto para retorno, respeitar o limite de velocidade, sair com combustível superior ao necessário para o passeio, entre outras orientações.

Um passeio pode virar um grande desastre rapidamente se o navegante não segue orientações básicas de segurança no mar. Então tenha o cuidado de guiar seus tripulantes em um passeio tranquilo e seguro.

Por fim, se você não tem embarcação ou até mesmo tem uma lancha, mas deseja tomar drinks e bebidas alcoólicas em seu passeio, contrate um charter para garantir que todos estarão seguros.

No caso de quem não tem uma lancha, as marinas em Caraguatatuba oferecem a locação de lanchas pelo tempo que você desejar. Além disso, há a opção de contratar um piloto para seu passeio. 

Gostou de todas essas dicas? Então, o que você está esperando para conhecer as belezas naturais de Caraguatatuba em um passeio de lancha?