Lugares incríveis para mergulhar no Brasil
Viajar é um dos maiores prazeres da vida e se você também é um desses apaixonados por colocar o pé na estrada, ama curtir uma praia e nadar com os peixes, a nossa lista com lugares incríveis para mergulhar no Brasil vai ajudar quem deseja encontrar um lugar para as próximas férias, seja para viajar sozinho, em casal, com a família ou com os amigos. São ótimas opções com águas cristalinas, belas paisagens e muita cultura.
Se você parar agora para ver no mapa, de norte a sul do país, as opções serão bem variadas. São tantos destinos que fica difícil se decidir. Pensando nisso, reunimos aqui uma série de locais para te ajudar a tomar essa decisão.
05 lugares incríveis para mergulhar
Separamos aqui alguns destinos que estão no Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. Então, vamos te surpreender 🙂
Ilha de Porto Belo – SC
Situada no município de Porto Belo, também conhecida como Ilha João da Cunha, esse é um paraíso em Santa Catarina. A natureza preservada e com uma excelente infra-estrutura, faz com que o turista que visita o local tenha momentos únicos.
A ilha possui várias atrativos e um patrimônio arqueológico que reúne pinturas rupestres, trilhas subaquáticas e o Ecomuseu Univali, com uma coleção de fósseis de 20 mil anos.
As águas calmas e cristalinas de Porto Belo são perfeitas para os praticantes de esportes aquáticos, lá o turista encontra várias opções de passeios como caiaque, esqui-aquático, trilhas subaquáticas e passeio de lancha, que proporciona ao visitante paradas em bares flutuantes e banhos em belas praias.
A ilha oferece opções de mergulho para todos, desde crianças e iniciantes aos profissionais mais experientes. Suas trilhas subaquáticas proporcionam uma experiência incrível do contato com o ambiente e a fauna marinha. É muito comum o aluguel de lancha em Porto Belo para que os visitantes consigam explorar lugares incríveis e isolados durante as sessões de mergulho.
Ilha Grande – RJ
A famosa ilha fluminense, situada no município de Angra dos Reis, é sem dúvida um paraíso para quem busca está rodeado de natureza. Com mais de 100 praias de águas verdes-azuladas, emoldurada pela exuberância da Mata Atlântica, com trilhas, cachoeiras e diversas outras atrações.
Ilha Grande oferece opções para todos os tipos de viajantes, desde os mais aventureiros e baladeiros aos que buscam tranquilidade e conforto, contando com hospedagens em camping e pousadas luxuosas, por exemplo.
Para os apaixonados pelos esportes aquáticos, como mergulho e snorkeling, o arquipélago possui lugares incríveis para mergulhar. Além de contemplar uma rica fauna marinha, o turista encontra locais excepcionais como grutas, naufrágios, lajes e costões no fundo do mar.
Praia do Francês – AL
A Praia do Francês, situada no município de Marechal de Deodoro, em Alagoas, é uma das beldades mais famosa da região. Local de aparência rústica e pequenas ruas, conta com uma boa infraestrutura, com lojas de souvenir e ótimos restaurantes, ideal para turista de todas as idades!
A praia é dividida em dois lados, separação proporcionada naturalmente pelos tipos de mares que cerca a região. De um lado está a famosa piscina natural, que é protegida por uma barreira de corais, o local é muito frequentado por famílias. Já no lado direito o mar é mais agitado, o que dá uma característica de uma praia mais selvagem, sendo um dos destinos mais procurado por surfistas, pois oferece ondas grandes e tubulares.
Para quem adora o fundo do mar, a Praia do Francês, além da rica vida marinha, possui belas formações de corais e uma barreira de algas calcárias de aproximadamente 2 km de comprimento. Os mergulhadores podem contemplar ainda restos do naufrágio de uma embarcação francesa que aconteceu em 1624.
Abrolhos – BA
O Arquipélago dos Abrolhos pertence ao município de Caravelas, no litoral sul da Bahia. Ele é constituído por cinco ilhas que são: Santa Bárbara (única habitada), Siriba, Redonda, Sueste e Guarita.
Abrolhos é um paraíso para os mergulhadores, já que possui um vasto ecossistema marinho, rodeado pelos maiores e mais ricos recifes de corais. As principais atrações são voltadas para o fundo do mar, como mergulho livre (apnéia), mergulho autônomo (com cilindro).
O turista pode se aventurar em naufrágios, cavernas, experimentar o mergulho noturno e ou visitar os incríveis chapeirões (só existem em Abrolhos). O mergulho só pode ser realizado em locais pré-estabelecidos e acompanhado de monitor subaquático treinado pelo parque.
Fora do mar, o turista pode observar belas espécies de aves em Abrolhos, fazer uma caminhada monitorada em trilha na Ilha Siriba e, de julho a novembro, observar as belas baleias jubarte que visitam a região.
Laje de Santos – SP
O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos é um dos lugares incríveis para mergulhar em São Paulo. O destino fica situada a 42 Km da costa e é roteiro preferido dos mergulhadores paulistas. Com águas frias e uma fauna muito diversificada e exuberante, é possível encontrar praticantes do esporte por lá durante o ano todo.
A Laje de Santos é uma ilha com 550m de comprimento e 198m de largura, o seu formato lembra uma imensa baleia. Ela é habitada por várias espécies de aves, tornando se um belo refúgio para elas e seus filhotes.
É comum encontrar enormes arraias jamanta (conhecidas por alguns como o morcego-do-mar), sendo uma das melhores épocas para mergulhar na Laje de Santos, período em que as águas ficam mais claras.
Você já fez mergulho em algum momento na vida? Seja apenas a flutuação, apnéia ou mesmo com cilindro. Queremos saber como foi a sua experiência. Comente conosco!